São José do Rio Preto-SP, 71º colocada no Ranking de Cidades Inteligentes do Brasil
2023-10-09
Desde a primeira aparição do conceito “Smart Cities” (cidades inteligentes), até os dias atuais, pudemos testemunhar uma grande evolução nas cidades. E no ápice dessas evoluções, a colocação de uma cidade em um ranking de cidades inteligentes tornou-se um indicador-chave do progresso das sociedades modernas e de sua capacidade de abraçar o futuro.
Neste texto, exploraremos o Ranking Connected Smart Cities e a colocação que São José do Rio Preto conquistou.
O Ranking Connected Smart Cities é um estudo, desenvolvido pela Urban Systems, obtendo 9 publicações já realizadas, desde o ano de 2015, o Ranking é embasado no entendimento e definição de alguns indicadores que apontam o estágio das cidades brasileiras para o seu desenvolvimento.
O estudo desenvolvido possui uma estrutura de avaliação para as cidades, sendo composto por 11 eixos e 74 indicadores.
Sendo esses 11 eixos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança.
Na última publicação do estudo, que ocorreu no dia 4 de setembro de 2023 a cidade de São José do Rio Preto, conseguiu recuperar sua colocação retornando para o 71º lugar, colocação que já ocupou anteriormente no ano de 2021, porém a nota total adquirida pela cidade no ano de 2023 é inferior a obtida a dois anos atrás.
A categoria que a cidade mais se destaca é o meio ambiente, apesar da queda que sofreu no ano de 2022 comparada a 2021, no ano de 2023 a cidade passou a ocupar a 19º colocação com uma nota de 5.187 nessa modalidade.
São José do Rio Preto é uma cidade com grande potencial de desenvolvimento, e sua evolução é notável. A ascensão de nossa cidade nos rankings de cidades inteligentes é um reflexo claro da evolução tecnológica e do compromisso em moldar um futuro mais promissor para os cidadãos.
À medida que a cidade subir nessa classificação, não se deve esquecer que o verdadeiro valor dessa jornada não reside apenas nas posições conquistadas, mas nas transformações tangíveis que ela é capaz de proporcionar a todos os habitantes.
Leia também
Curitiba, referência em Smart Citie
5 Benefícios das cidades Inteligentes
Pilares de uma Cidade Inteligente