FORP - be connected, be safe
Pilares de uma cidade inteligente

Pilares de uma cidade inteligente

2023-07-21

Smart cities é um conceito que se baseia em aplicações de tecnologia para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, tecnologias que buscam contribuir para uma cidade mais eficiente, sustentável e conectada. Existem 4 pilares que são fundamentais e que são a base para uma cidade inteligente. Nesse artigo você terá a oportunidade de conhecer cada um deles:

1-Tecnologia e conectividade: Todos já sabemos que a tecnologia é a base de uma cidade inteligente. Pois ela promove comunicação e conectividade, com o auxílio de alguns elementos essenciais como: redes de fibra óptica, redes sem fio, Internet das Coisas (IoT) e sistemas de gerenciamento de dados. A conectividade permite a comunicação instantânea entre diferentes partes da cidade, colaborando com o monitoramento, o controle e a otimização dos sistemas urbanos que são de extrema importância para um funcionamento uniforme de toda a cidade.

2-Sustentabilidade e eficiência energética: Não basta estar avançando tecnologicamente, uma smart cities precisa olhar para a sustentabilidade, que é um aspecto central. Isso engloba a implementação de soluções voltadas para a redução do consumo de energia, a utilização de energias renováveis, o gerenciamento eficiente de recursos, a gestão de resíduos e a preservação do meio ambiente. Uma cidade inteligente busca minimizar sua pegada ecológica e promover um desenvolvimento urbano mais sustentável. Contribuindo com o futuro.

3- Mobilidade e transporte inteligentes: Um dos principais desafios para as cidades, sejam elas inteligentes ou não é a mobilidade. Uma cidade inteligente precisa buscar soluções inovadoras para melhorar o transporte público, reduzir o tráfego, otimizar a gestão de estacionamentos, incentivar o uso de transportes alternativos e promover a mobilidade sustentável. Isso inclui o uso de sistemas de transporte inteligentes, compartilhamento de veículos, aplicativos de mobilidade e infraestrutura adequada.

4-Participação cidadã e governança:  Talvez um dos pilares mais importantes, a participação cidadã e uma governança eficiente são elementos essenciais para uma cidade inteligente. Isso envolve o engajamento dos cidadãos no processo de tomada de decisão, a transparência na gestão pública, o acesso à informação, a colaboração entre governo, setor privado e sociedade civil, e a criação de espaços para o diálogo e a participação ativa dos cidadãos na construção da cidade.  

São esses os quatro pilares que trabalham em conjunto para criar uma cidade inteligente.
Ao integrar esses elementos de forma harmoniosa, é possível transformar uma cidade em um ambiente mais inteligente, sustentável, eficiente e voltado para o bem-estar dos seus habitantes.

A FORP pode auxiliar seu município a desenvolver o pilar tecnologia e conectividade, quer saber como? Fale com a gente.

Leia também: 

A tecnologia está revolucionando os processos governamentais
5 Benefícios das cidades Inteligentes 
Curitiba referência em Smart Citie