FORP - be connected, be safe
 4 passos para aumentar a eficácia dos sistemas de segurança de condomínios

4 passos para aumentar a eficácia dos sistemas de segurança de condomínios

2023-07-10

Segurança se tornou um fator importante e que gera grande preocupação para diversos setores. O'Que não é diferente para o segmento de imóveis, sejam condomínios residenciais ou empresariais segurança é um fator decisor na hora da aquisição de um imóvel, nesse texto preparamos para você algumas dicas de como proporcionar um ambiente seguro e tranquilo para moradores, empresas e visitantes.

- Controle de acesso eficiente: Muitos condomínios atualmente já possuem controle de acesso em suas portarias, porém além de possuir essa solução é necessário que ela seja eficiente e que realize sua função da forma esperada  garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao condomínio.
Essa solução pode incluir: portões eletrônicos, leitores biométricos, cartões de acesso ou tags. Além disso, é importante que o sistema seja bem gerenciado, com atualização constante dos registros de moradores e visitantes, além de uma política rigorosa em relação à entrada de pessoas não autorizadas.

-Câmeras de segurança:  A instalação desses equipamentos precisa ser estratégica  pois somente assim se torna uma forma eficaz de monitorar as áreas comuns do condomínio. Isso permite identificar atividades suspeitas, prevenir crimes e fornecer evidências em caso de incidentes.
As câmeras podem ser integradas a sistemas de gravação e monitoramento, garantindo uma vigilância contínua. Além disso, a sinalização informando sobre a presença de câmeras pode atuar como um fator dissuasor contra ações criminosas.-Iluminação adequada:   Uma boa iluminação é fundamental para a segurança em um condomínio e em qualquer outro local. É importante garantir que todas as áreas comuns, como entradas, corredores, estacionamentos e áreas de lazer, estejam bem iluminadas. Isso reduz os pontos cegos, além de contribuir para uma melhor qualidade das imagens que as câmeras de segurança  captam.

-Treinamento dos funcionários: De nada adianta possuir um controle de acesso eficaz, câmeras de alta qualidade, iluminação adequada por todo espaço se não houver treinamento de quem opera esses equipamentos. É de extrema importância que os funcionários responsáveis pela portaria, manutenção e videomonitoramento sejam treinados e estejam sempre atentos. Dessa forma, com pessoas qualificadas para uso dos equipamentos e sistemas eficazes é possível aumentar a segurança do ambiente.

Ao seguir esses quatro passos um condomínio residencial/empresarial estará no caminho certo para alcançar um ambiente seguro e protegido. É importante que os moradores e a administração trabalhem em conjunto para implementar e manter essas medidas, visando sempre a segurança e o bem-estar de todos.

A FORP possui em seu portfólio todas essas soluções para atender condomínios, desde o projeto, implantação até o treinamento dos usuários. Fale com a gente!

Leia também: 

Benefícios do sistema de vídeomonitoramento 
Condomínios, como ter um controle de acesso eficaz 
Condomínios Inteligentes, conectividade e segurança