FORP - be connected, be safe
Desvendando Mitos sobre câmeras de segurança

Desvendando Mitos sobre câmeras de segurança

2023-07-07

Quando se trata de segurança, câmeras se tornaram uma ferramenta essencial na proteção, seja para pessoas, patrimônios, áreas públicas ou propriedades privadas. No entanto, na mesma medida que o seu uso se dissemina, muitos mitos, dúvidas, podem surgir a respeito desse dispositivo. Ao longo desse texto apresentaremos a você vários aspectos relacionados a elas, e desvendaremos alguns mitos.

Mito: "Câmeras de segurança não inibe a ação dos criminosos”

Segunda dados fornecidos pela brigada Militar, após aquisição de câmeras de seguranças na cidade de Passo Fundo (RS)  o somatório de roubos a pedestre, estabelecimentos comerciais, e residências comparado entre o primeiro semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2019 diminuiu em 18,37%. O furto de veículos, diminuiu 42,92%. O furto qualificado também diminuiu 5,38%."- Fonte: Jornal cidades

Mito: "Câmeras de segurança só conseguem identificar invasores após o crime já ter acontecido”

Com o grande avanço da tecnologia sistemas de software trabalhando em conjunto com câmeras de segurança podem auxiliar na prevenção, e também na resolução do crime rapidamente, um exemplo disso é a Muralha Digital, em Itapira (SP) em outubro de 2022 a GCM conseguiu recuperar duas motocicletas roubadas em Jacutinga (MG),  as unidades policiais de Itapira foram informadas sobre o assalto e que os criminosos possivelmente estavam indo em direção a cidade, com o auxílio das câmeras de segurança da cidade foi possível identificar os criminosos e sua localização. – Fonte: Itapira News

Mito: "As câmeras de segurança eletrônica têm resolução de imagem baixa e não fornecem detalhes claros."

Talvez isso fosse uma realidade, no passado. Hoje com o avanço da tecnologia as câmeras de segurança possuem alta definição e podem proporcionar imagens de alta qualidade mesmo em condições de pouca luz. Equipamentos de alta tecnologia aliados ao correto dimensionamento de aplicação garantam a eficácia do resultado.

Mito: "As câmeras de segurança eletrônica violam a privacidade das pessoas."

As câmeras de segurança devem ser instaladas de forma a não violar a privacidade e áreas sensíveis (quando instaladas no interior de casas e estabelecimentos). Em estabelecimentos públicos e comerciais é recomendado informar claramente a presença de câmeras para que as pessoas estejam cientes da vigilância.

Agora que foi possível conhecer alguns mitos acerca das câmeras de segurança, fica claro que esses dispositivos são aliados poderosos e essenciais na busca por segurança, e com o avanço evidente da tecnologia é possível aprimorar ainda mais os benefícios e eficiência que as câmeras de segurança eletrônica podem proporcionar para a população.