Cibersegurança: A proteção do mundo digital
2023-09-06
Você com certeza já ouviu o termo “cibersegurança” mas você sabe o que é ?
Hoje, viemos te apresentar o conceito de cibersegurança e te mostrar a importância dela para a sociedade.
O termo cibersegurança é o conjunto de práticas, políticas e tecnologias projetadas para proteger sistemas de computadores, redes, dispositivos e dados contra ameaças, ataques e intrusões digitais. Ela envolve a defesa contra uma ampla variedade de ameaças, como hackers, malwares, phishing e muito mais.
O grande impulso para popularizar a cibersegurança foi a pandemia que atingiu o mundo no ano de 2020 e acelerou de forma considerável as transformações digitais. Mas em contrapartida, a nova realidade que estamos vivenciando expôs ainda mais os usuários a ataques cibernéticos de todos os tipos.
E existe um grande descompasso na velocidade com que os ataques cibernéticos crescem e o ritmo de estratégias e meios de prevenção de incidentes não o acompanham, portanto já podem imaginar o quão prejudicial isso é.
Em 2022 houve cerca de 360 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos aos sistemas de empresas e organizações na América Latina e Caribe, segundo levantamento da empresa de soluções de cyber segurança Fortinet, com base nos dados do FortiGuard Labs.
E conforme expôs a Fortinet o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da América Latina e Caribe com mais registros de ataques cibernéticos, e essa colocação se deu graças a 103,1 bilhões de tentativas, o que significa um aumento de 16% em relação ao que foi registrado em 2021. Já no México, país que lidera o ranking, foram 187 bilhões de tentativas no ano de 2022.
E separamos aqui 4 dicas importantes para que você consiga se proteger e proteger sua empresa dos ataques cibernéticos: Conscientização e Treinamento: A primeira linha de defesa em cibersegurança é a conscientização dos funcionários. Certifique-se de que todos os membros da sua equipe entendam os riscos e saibam como identificar ameaças. Isso sera possivel com treinamentos, normas de boas práticas de segurança cibernética.
Atualizações e Patching: Mantenha seu software, sistemas operacionais e aplicativos sempre atualizados. Muitos ataques exploram vulnerabilidades em sistemas desatualizados. Configure os sistemas para atualizar automaticamente, se possível, e implemente um processo de gerenciamento de patches para garantir que todas as atualizações críticas sejam aplicadas prontamente.
Firewalls e Antivírus: Utilize firewalls e software antivírus confiáveis. Configurar firewalls para bloquear tráfego não autorizado e monitorar o tráfego de rede é essencial.
Backups e Recuperação de Dados: Regularmente faça backups dos seus dados críticos e armazene-os em locais seguros, fora da rede principal. Isso permite que você restaure rapidamente os dados em caso de ransomware ou outras formas de ataques que possam bloquear ou corromper seus dados.
Lembre-se de que a cibersegurança é um esforço contínuo e que novas ameaças surgem constantemente. Fique atualizado sobre as últimas tendências em segurança cibernética e esteja preparado para ajustar suas estratégias de acordo com as mudanças no cenário de ameaças.
Leia também:
RV e RA auxiliando no desenvolvimento corporativo
Internet das coisas IOT